Os Tratamentos da Coluna Vertebral devem ser indicados por um especialista em coluna com uma consulta individualizada para que a abordagem escolhida seja focada nos problemas específicos de cada paciente. Para isso, o tratamento pode ser dividido em 3 fases: Tratamento Não-Cirúrgico, Procedimentos Ambulatoriais e Intervenções Cirúrgicas.
Tratamento não-cirúrgico da coluna vertebral
Na primeira fase, Tratamentos Não Cirúrgicos são indicados para o alívio de dores na coluna, sendo fundamental na maioria dos casos que sejam feitos fisioterapia motora, correção da postura, alongamentos e exercícios físicos, para fortalecimento e equilíbrio dos músculos e articulações das costas e do tronco. É isso o que dá suporte à estrutura da coluna vertebral e evita sobrecarga. Saiba: sem esta etapa, nenhum tratamento terá resultado duradouro. São medidas simples, que fazem toda a diferença.
O repouso é indicado nos casos agudos de hérnia de disco apenas nos primeiros dias para proporcionar a redução do processo inflamatório. Após esse período começa a ocorrer a perda de massa óssea e muscular. O retorno às atividades deve acontecer de forma precoce e gradual. Algumas vezes a dor acaba obrigando o repouso indesejado.