Instituição da Igreja Diocesana do Porto
FUNDAÇÃO VOZ PORTUCALENSE
QUEM SOMOS
A Fundação Voz Portucalense (FVP) é uma instituição da Igreja Diocesana do Porto, constituída pessoa jurídica por Decreto do Bispo D. Armindo Lopes Coelho de 1.07.2003, tendo como fins imediatos “a promoção e difusão da doutrina cristã, o exercício da função de ensinar da Igreja, a apoio à acção pastoral e a vivificação do espírito humano e cristão”. A administração da FVP encontra na formulação destes fins imediatos quer a matriz de uma identidade humanista e cristã, quer a convocação para servir a sociedade e a igreja, propondo a fé como fonte de racionalidade, de humanização e de libertação.
A FVP incorpora e prossegue o esforço de várias gerações, polarizando a sua actividade em três áreas:
* Iniciativa / actividade editorial.
* Publicação do semanário diocesano, Voz Portucalense
* Dinamização da livraria
TEMAS E PUBLICAÇÕES:
Dor Universidade Católica: publicações Vida religiosa
Alegria Directório litúrgico Vocação
Envelhecimento Vida com qualidade Presbiterado
Auto-consciência Anuário S. Paulo
Personalidade Almanaques Novos desafios
Psicologia Igreja Portucalense Globalização
Família Revistas: espiritualidade e cultura Direitos humanos
Trabalho Catequese: crianças, jovens, adultos Étic
Festa Catecismo Ética social
O corpo Pedagogia da fé Pobreza
Sexualidade Bispos do Porto Justiça
Droga Espiritualidade Racismo
Dependências Oração Regionalização
Livros litúrgicos Espiritualidade franciscana Deus e a Europa
Leccionários Formação cristã Cadernos Bíblicos
Missais Busca de Deus Conferência Episcopal
Celebrações litúrgicas Caminhos para Deus Arte
Hagiografia Eclesiologia Património
Vida de Santos História da Igreja Cultura
Fátima Confissões religiosas
Mariologia Seitas
Marialogia
Cristologia
Ciências Biblicas
Edições da biblia
Produtos e Serviços
1.INICIATIVA/ ACTIVIDADE EDITORIAL
Herdámos e conservamos um vasto, diversificado e rico conjunto de títulos, com que, desde os anos 70, no século passado, a Editora Telos foi captando, sinalizando e reflectindo os grandes temas da actualidade eclesial, teológica, económica, laboral, social e política. A Telos publicou, nomeadamente, Cadernos Telos, as colecções Teologia e Sociedade, Universitas, Re/Formar, Boletim de Música Litúrgica, a revista Igreja Portucalense. A FVP publicou, entretanto, entre outros, os títulos: Introdução à Vida Devota, O Ateísmo Científico Emergente, Cadernos Palavra Partilhada, Manuel Álvaro de Madureira´ in memoriam.
Órgão oficial da diocese, fundado em 1921, como VOZ DO PASTOR, por D. António Barbosa Leão, foi refundado em 1970, por D. António Ferreira Gomes, com o título que hoje ostenta. Com tiragem média de 7.000 exemplares, tem implantação predominante na diocese do Porto, sendo lido e assinado por todo o Continente e Ilhas e pelos quatro cantos do Mundo. Órgão de informação, pretende ainda ser um espaço de encontro e reflexão sobre as questões que coloca todo o ser humano que procure viver com sentido.
3. LIVRARIA DA FVP
Outrora designada como Casa da Boa Imprensa, mais tarde Livraria Telos, a Livraria da FVP, na Rua de Santa Catarina, é mais do que uma casa que vende livros. Espaço atento às editoras que proponham títulos abertos às grandes interrogações e respostas que se oferecem ao ser humano, crente ou não crente, a livraria da FVP está particularmente atenta aos caminhos que se vão abrindo nos âmbitos das ciências bíblicas, da teologia, da liturgia, da hagiografia, da catequese, da exegese, da pastoral, da antropologia, da ecologia, da ética, da arte, e de uma espiritualidade encarnada. Recentemente, num esforço de apoio às necessidades das paróquias, alargou as suas propostas ao sector de arte sacra, objectos litúrgicos e paramentaria.
Segundo o conceito que nos orienta, procuramos fazer da livraria um espaço de convívio com o livro e de leitores/ pessoas entre si. Para isso preparámos um espaço aberto disponível para a leitura, a reflexão, o encontro, o diálogo, o intercâmbio, o convívio, o descanso… – a SALA DE CIMA. Ali expomos, para consulta, os jornais do país com os quais permutamos a par das revistas CONCILIUM, HUMANISTICA E TEOLOGIA, LA VIE, BROTÉRIA, VIDA NUEVA, IGLESIA VIVA, ENCRUCILLADA e edição semanal em Português do OSSERVATORE ROMANO. A SALA DE CIMA é também espaço de preservação da memória: guarda documentos marcantes da história da Fundação, entre eles colecções de todos os exemplares encadernados da Voz do Pastor/ Voz Portucalense.
Morada:
Rua Santa Catarina, 521
4000-452 Porto
Região:
Grande Porto
Telefone:
Chamada para a rede fixa nacionalSecretaria 222073610 Livraria 222073612 Redacção 222073617
Fax:
22073611
Telemóvel:
Chamada para rede móvel nacional22073611
E-mail:
secretariavp@gmail.com ou livrariavp@gmail.com ou vp@voz-portucalense.pt
Gerente:
Pe. Manuel Correia Fernandes, Director- Joaquim Moreira Branco , Director Adjunto- João Alves Dias, Assessor-António Teixeira Coelho
GPS:
41º09´´02.81´´N 8º36´´19.83´´O
Horário:
09h as 12.30h e das 14.30h as 19h
Encerramento:
Sábados e Domingos e ferias na 1ª quinzena de Agosto